quinta-feira, 24 de abril de 2008

FICAR OU FINCAR!?

Já ouvi dizer muitas coisas sobre o ficar.
Temos que tomar cuidado com o que fazemos de nossas vidas, pois ela é preciosa .
Porque digo isso?
Pois houvi dizer que ficar é dar um beijos na boca e abraços, até ai tudo bem, não vejo nada de mais.
Mas fiquei sabendo que tem algumas pessoas que logo no primeiro encontro ja transam, as coisas não são bem assim.
Temos que nos valorizar, o nosso corpo, a nossas coisas e conhecer melhor as pessoas com quem nos envolvemos, e não sair por ai fazendo aquilo que nos vem na cabeça só porque alguem faz e diz que é legal.
Precisamos ver o que é melhor pra nós, e não o que os outros querem.
Não quero criticar ninguêm, só desejo que reflitam bem sobre o que fazem de suas vidas pois , existem muitas coisas pra se pensar, como por exemplo: a aids ,entre outras doenças.
A vida é bela quando vivida com sabedoria.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O QUE É O AMOR.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem dor;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor;
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo AMOR?

LUÍS DE CAMÕES
POETA PORTUGUÊS DO SECULO XVI.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Como gostaria que o mundo fosse.

Gostaria que o meu mundo e de todas as outras pessoas fosse um conto de fadas. Sabe porque?
Porque nestas histórias tudo acaba bem e ninguem se machuca. Tudo não passa de um sonho ,
uma ilusão,uma grande e doce fantasia onde todos vivem felizes para sempre.
Mas a nossa realidade é bem outra, as provações que passamos...
Muitas vezes achamos que não vamos suportar todos os problemas que aparecem em nossas vidas, mas quando decimos deixar DEUS tomar conta conosco tudo parece mais fácil e o fardo mais leve.
Por isso sonho com um mundo cheio de alegrias, amores, todos nos podendo nos divertir até mesmo com os animais feroses. Pois foi esse o ensinamento que DEUS nos deixou:
"AMAI UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI".
>

quarta-feira, 9 de abril de 2008

COMO IMAGINO MINHA VELHICE

Dificil pensar nisso quando me considero cheio de vida.Tenho momentos de recaida, de que acho que não vou suportar os desafios, os problemas que a vida nos tras.Gosto de saber que tenho amigos de todas as idades, por isso gostaria que minha velhice fosse assim com muitos amigos. Outro coisa que eu gostaria é que o meu marido vivesse esses momentos comigo intensamente pois acho que ele se preocupa demais com o amanhã e se esquece de viver o hoje. Amo meu esposo e sei que devagar chego lá. Quero morrer feliz e ao lado dele, desejo ser como sou feliz , dentro do possivel.Acho que não deve ser dificil esse meu sonho a não ser pelos outros!!! Dificil pensar nisso quando me considero cheio de vida.Tenho momentos de recaida, de que acho que não vou suportar os desafios, os problemas que a vida nos tras.Gosto de saber que tenho amigos de todas as idades, por isso gostaria que minha velhice fosse assim com muitos amigos .Outro coisa que eu gostaria é que o meu marido vivesse esses momentos comigo intensamente pois acho que ele se preocupa demais com o amanhã e se esquece de viver o hoje.Amo meu esposo e sei que devagar chego lá. Quero morrer feliz e ao lado dele, desejo ser como sou feliz , dentro do possivel.Acho que não deve ser dificil esse meu sonho a não ser pelos outros!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

VIDA DE CASADOS

...Toda mulher têm um sonho de se casar de véu, grinalda ,toda de branco, e, imagina seu futuro marido de branco ou de terno azul marinho e até mesmo de outras maneiras ,cada qual com seus sonhos de casamento.

Ai vem a noite... a lua de mel..., um sonho encantado que vira realidade.


Os primeiros meses ou os três primeiros anos de casados são maravilhosos ; vem o primeiro filho,toda aquela preparação com enxoval. Quanta alegria quando nasce o primogênito(a).Depois, começam os problemas e têm que ter muito jogo de cintura, muita sabedoria para se conseguir levar a promessa que foi feito no altar;"Pela alegria e tristeza,pela dor e pela doença, etc".


Parece fácil mas não é, de repente o marido perde o emprego ou se descobre que ele está doente, é como se o chão se abrisse nesse momento, achamos que não conseguiremos passar por tantas provações, o marido , fica agressivo perdendo totalmente sua auto estima, e a mulher por sua vez, com um pouco mais de sabedoria tenta contornar as coisas da melhor maneira possível e com muita paciência consegue mostrar que nem tudo esta perdido e as coisas começam a tomar rumos melhores, porque o marido percebe que têm alguém que está sempre ao seu lado lhe mostrando o que ela ou ele concorda ou discorda sempre com muito dialógo e compreensão,entretanto, qualquer casamento pode ser duradouro, falo isso por mim pois já passei por muitas dificuldades e continuo com outras novas que nos levam a crescer e amadurecermos.Espero de todo o meu coração que quem for lê-la leve consigo estas palavras: "SÓ COM O VERDADEIRO AMOR E MUITO DIÁLOGO SE CONSEGUE VENCER NO CASAMENTO..."




Adriana, casada a 18 anos com dois filhos lindos, e um marido muito legal.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA UM PROBLEMA NACIONAL

A gravidez na adolescência é cada vez mais frequente no Brasil, assim não seria diferente em Sorocaba.Apesar de toda informação que é oferecida pela mídia e pelos serviços de saúde a respeito dos métodos para evitar a gravidez, até mesmo nos bairros atingidos pelo Centro de Saude Vitória Régia, segundo os rsgistros.Consideramos este fato uma problemática, pois a adolescência é uma fase da vida de aprendizagem e preparação do individuo para enfrentar a fase adulta. A Psicologia acredita que é muito importante que todo individuo vivencie muito bem cada fase de sua vida, ou seja,qualquer interrupção de uma dessas fases, podera trazer problemas e dificuldades de enfrentamento de vida. Ter um filho na adolescência,provocaria uma interrupção dessa fase, pois passara a ter responsabilidades de um adulto, a educar uma criança, uma vez que, ainda não esta pronto para isto. São vários os fatores reponsáveis poe este acontecimento. A
falta de estrutura do núcleo familiar, inicio precoce da vida sexual, evasão escolar, baixa auto estima e a falta de informação.O adolescente precisa desejar não engravidar, compreender o funcionamento do próprio corpo e seus sentimentos e sensações.É preciso criar um espaço onde os adolescentes possam ser acolhidos e se sentirem á vontade para se expressar e discutir vários outros assuntos, não apenas pertinentes as doenças sexualmente transmissiveis e métodos contraceptivos,mas tambem tratar da imagem corporal, do seu ambiente familiar, da vida social
e profissional, de modo que voltem a sonhar e a ter a possibilidade de pensar em suas escolhas.

Enfermeira Lídia Mª Andrade de Oliveira
Coordenadora da Equipe de PSF do Vitória Régia